segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Para Cinéfilos Aluados

Como eu sempre digo, melhor do que uma boa noite, é um ótimo Noitão. Falta de talento para fazer trocadilhos a parte... estou aqui para trazer uma ótima notícia aos cinéfilos desavisados da cena cultural paulista: o Noitão.

A ingresso de preços regulares (R$ 9,00 a meia e R$ 18,00 a inteira), toda segunda sexta-feira do mês o HSBC Belas Artes promove a disputadíssima sessão especial Noitão. Na madrugada de sexta para sábado o local é fechado aos espectadores, que por sua vez possuem livre acesso a todas as salas do cinema onde são exibidos três filmes ligados por um tema em comum (uma pré-estréia, um clássico e um filme surpresa - cujo título só é revelado na hora da projeção, sim! para descobrir o filme tem que entrar na sala e assistir, não tem outro jeito!). Além do leve-três-pague-um, ainda acontecem sorteios entre as sessões onde prêmios como DVD's, camisetas, e afins relacionados ao universo da sétima arte são distribuídos na sorte. Também, ao final da maratona os sobreviventes recebem café-da-manhã com direito a achocolatado e bolinho da Bauducco (isso para os espertinhos - e famintos!- que chegam primeiro na fila.... se você bobear demais acaba recebendo um bolinho ruim daquela marca genérica!).

O público é diversificado e possuem aquele je ne sais quois que torna as pessoas interessantes, o ambiente conta com paredes instigantemente vermelhas e uma trilha sonora digna de qualquer lounge. Para aqueles que gostam de poetisar São Paulo, ao fim de todos os filmes (por volta de 6h da manhã) você ainda encontra, na saída, uma Av. Paulista vazia, amanhecendo traquila por trás dos prédios, esperando o dia efetivamente começar para receber todos os engravatados e seus business.

Sexta-feira passada, dia 08/01, aconteceu o primeiro Noitão do ano (e o meu primeiro Noitão), no qual excepcionalmente 4 filmes estavam em cartaz. Os filmes exibidos foram o francês "Não, minha filha, você não irá dançar" que conta com a minha parceria mais adorada entre Cristophe Honoré (na direção) e Louis Garrel (que não passa de um coadjuvante), o papel da protagonista fica para a bela e talentosa Chiara Mastroiani; "A Mente que Mente" com atuação sempre impecável de John Malkovitche no papel principal; "Vício Frenético" que conta com grandes nomes como Nicolas Cage, que faz o papel do protagonista e anti-herói (muito anti- na minha opinião), e Evan Mendes, prostituta e affair recorrente do personagem de Nicolas; para terminar, o título eleito como Filme Surpresa irá continuar sendo um mistério para os pobres leitores deste blog já que eu não consegui pegar a sessão e, apesar de ter perguntado para um pessoal que viu, meu "alzheimer" me impede de lembrar o nome!

"Mente que mente" acabou sendo uma surpresa muito agradável para mim, não esperava muita coisa, mas no final adorei o filme. " Não, Minha Filha, Você Não Irá Dançar" me decepcionou... neste longa metragem, Christophe tenta explorar um outro lado de seus talentos cinematográficos: explora o bucolismo do campo, a câmera lenta, a narração mais pelas atuação do que pelas falas... É um filme bom, de grande potencial,entretanto achei que a história se perdeu em meio a todo o drama e no final saímos do cinema com a mesma sensação de quando entramos: esperando algo surpreendente acontecer. "Vício Frenético" conta com um policial viciado, traficantes, e uma prostituta gostosona, ou seja, tudo que me faz perder o interesse em um filme, sendo assim, quase dormi no meio da sessão.

Apesar do nome sugerir uma longa noite, o Noitão parece acabar cedo demais! A iniciativa nos tira da rotina do shopping-cinema-mc donald's nos colocando em um contexto diferente onde ir ao cinema passa a ter uma significação nova, mais descontraída, mais cool... enfim, mais divertida.






Para mais informações acesse o site do HSBC Belas Artes ou a comunidade do orkut onde você pode conferir os comentários dos frequentadores.






















2 comentários:

  1. Nati que horas começa e vc vai em outros?
    Tipo me chama pra essas coisas menina!
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Menina, que programão!
    Vou te seguir, que tal?
    Beijos Nat!

    ResponderExcluir